segunda-feira, 5 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons

O cartoon que escolhi foi criado pelo grego Yiannis Dermentzoglou e publicado no jornal Eleftheros Tipos, em 2007.
Apesar de este cartoon não ter título, este não é necessário para se perceber explicitamente o alvo da sua crítica - os Estados Unidos da América e o facto de este país, supostamente tão desenvolvido, não cumprir na totalidade o Protocolo de Quioto. Com cores predominantemente escuras, vemos uma representação da Estátua da Liberdade, em que a sua tocha é a causadora de uma nuvem imensa de CO2, dióxido de carbono, mostrando, de uma forma clara, que os Estados Unidos são grandes poluidores do ambiente, não estando a cumprir o que ficou acordado no Protocolo de Quioto, tendo mais emissões de CO2 e gases de efeito de estufa do que foi estabelecido.
     Gostei imenso deste cartoon porque, sem medo algum de alguma represália política, mostra que os Estados Unidos não cumprem tudo aquilo a que se propõem, nomeadamente, ao cumprimento do Protocolo de Quioto.

Bruna Santos nº8 9.ºC

4.ª sessão - Cartoons - TV

Eu escolhi este cartoon de Panos Maragos, um cartoonista da Grécia, que foi publicado, em 2007, na revista TV Ethnos e que se chama “TV”.
     Nesta imagem, podemos ver três meios de comunicação e a sua classificação no ranking dos mais usados. Como seria de esperar, a televisão é o mais usado, seguido da rádio e dos livros, mas com uma grande vantagem. O mais antigo dos três é o livro e este é suplantado pelo mais recente, a televisão, que simboliza as novas tecnologias.
Achei este cartoon muito interessante, pois mostra a evolução dos meios de comunicação e a importância que cada um tem nos dias de hoje. O livro é o meio de comunicação com menos importância, infelizmente, pois seria uma forma de a sociedade se tornar mais culta.


Cláudia Lima - 9.ºC

4.ª sessão - Cartoons - Controlo de Armamento


Eu escolhi a imagem intitulada “Controlo de armamento” criada pelo holandês Tom Janssen e publicada no jornal Trouw, em 2007.
Neste cartoon vemos pessoas a passar, vestidas com roupas casuais, e duas máquinas de venda automática, uma de Coca Cola e outra, ao lado, de armas, com as cores amarelo e vermelho. Estas “máquinas” são muito conhecidas nos E.U.A., onde o acesso às armas é muito facilitado.
Esta imagem retrata e denuncia a facilidade em comprar armas. Hoje em dia, comprar uma arma é tão fácil como comprar um refrigerante numa máquina. Podemos comprá-las legalmente, temos de pedir licença, mas continua a ser fácil. Mais fácil ainda é comprá-las no mercado negro. Por isso é que o mundo vive um período de tanta violência, os gangs ficam mais perigosos e as pessoas mais assustadas.
Acho que a imagem está muito bem feita, e percebe-se bem o que o cartoonista quer transmitir ou criticar.


Andreia Lopes - 9.ºC